SISTEMA DE ENSINO
PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º
SEMESTRE
ANGELA BRAGA DE
OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO I – Gestão
RELATÓRIO FINAL
São
João do Paraiso
2013
ANGELA BRAGA DE
OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO I – Gestão
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
para a disciplina de Estágio
Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Andréa de Azevedo Rigolon
Tutor de sala: Marlene Maciel
São
João do Paraiso
2013
sumário
1
INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO:
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO.... 05
2.1 Caracterização
dos espaços de atuação do pedagogo................................... 05
2.2 Caracterização
do espaço educativo – análise da realidade......................... 06
2.3 Proposta
de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço
educativo 11
2.4 Apresentação
da proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico
no espaço educativo................................................................................... 14
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS............................................................................................. 15
MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................
16
REFERÊNCIAS.................................................................................................................... 18
1 INTRODUÇÃO
O presente relatorio de estágio tem como
finalidade transmitir os conhecimentos adquiridos durante a realização do
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, onde foram realizadas atividades de
observação, participação e análise da rotina escolar, diante do trabalho do
pedagogo nos espaços educativos.
O estágio foi cumprido no
período de 09/09/2013 a 25/09/2013, somando um total de 52 horas na Escola
Municipal Francisco Xavier de Barros. Ao chegar à escola fui muito bem acolhida pela diretora e demais funcionários.
Apresentei a ela meus documentos e falei quais eram as minhas intenções, dando
início assim, ao estágio de gestão. Durante o relato apresentarei os aspectos
observados durante esse período que com certeza, foi muito proveitoso pra mim.
O exercício de estágio supervisionado tende enriquecer a teoria
e prática, fundamentado nos princípios metodológicos permitindo uma visão
aberta da parte organizacional, solicitando a observação e compreensão da
estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, idealização e
cumprimento do trabalho realizado pelo supervisor, junto à sociedade e o
Projeto Político Pedagógico.
Os resultados positivos de uma intituição só
são verdadeiramente garantidos, por meio de um trabalho coletivo, ordenado pela
equipe diretiva e que abranja a todos: associação administrativo, servidores, educadores,
alunos, Conselho Escolar e diversas instituições que conservem afinidade direta
ou indireta com a escola. Pois a instituição desempenha um importante,
estratégico e fundamental ação social, pois a mesma deve ser um agente
transformador, que leva em conta as precisões e carências do ambiente em que permanecer
colocada, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela
buscam um progresso na qualidade de vida e um aprimoramento como sujeito e ser
humano consciente.
2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO - GESTÃO
A Escola Municipal Francisco Xavier de
Barros fundada na data de 17/02/1998 localiza-se municipio de Indaiabira-MG, se
trata de uma instituição pública funciona de segunda-feira a sexta-feira no
turno matutino das
07:00 às 11:20h e vespertino das 12:30 às 14:50 h.
A
instituição atende uma demanda de 279 alunos dividido entre o turno matutino e
vespertino, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as crianças atendidas tem entre 4 e 14 anos de
idade. Os alunos do turno vespertino
moram na zona rual e dependem de trasporte escolar oferecido pela prefeitura.
A
instituição prioriza muito a presença da família na escola. No entanto, a
realidade de muitas famílias que por questões econômicas, tem uma jornada de trabalho
extensa, por isso surge a necessidade da escola criar estratégias que
considerem as diversidades das famílias para que todas, de alguma forma, tenha
garantida sua participação na vida escolar de seus filhos.
A
escola possui 3 pavimentos, tendo 9 salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca,
sala de informática, 4 banheiros (sendo 1 deles para alunos com necessidades
especiais) e área de lazer com rampas de acesso. Para fins administrativos,
conta com uma sala de diretoria, uma secretaria e uma sala de professores.
No
quadro de funcionários é composto por uma diretora e uma vice, três supervisoras,
uma secretária, duas bibliotecarias, dois professores eventuais, cinco
professores auxiliares, três professores de apoio, quinze serventes escolares,
quatro guardas e dezoito professores na Educação Infantil Ensino Fundamental
sendo todos profissionais qualificados para o cargo e a maioria efetivos.
2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da
realidade
A Escola Municipal Francisco Xavier de Barros
foi criada pela Lei nº 17/97, da Camâra Municipal de Indaiabira, na primeira
gestão política do Município. Teve seu nome escolhido pelos moradores, em
homenagem ao Senhor Francisco Xavier de Barros, por este ter doado parte de sua
fazenda aqui localizada, para a criação do Povoado de Palmeiras do Bonfim, que
mais tarde deu origem ao município de Indaiabira.
Em
20 de junho de 2006 pela Lei nº 235/2006 “Autoriza o município de Indaiabira a
doar o prédio da Escola Municipal Francisco Xavier de Barros ao Estado de Minas
Gerais”. Ocorrendo então, a mudança de endereço da Rua Professor José Migdônio
nº 90 – Centro para um novo prédio localizada na Rua D, s/n no Bairro Aleixo
Martins em Indaiabira.
A atual Escola Municipal Francisco
Xavier de Barros, atendendo alunos da Educação Infantil – Pré- Escolar até o 5º
ano do Ensino Fundamental e alunos da APAE. A escola possui prédio próprio, o
qual não possui infraestrutura necessária para o atendimento dos alunos,
faltando sala de TV e laboratório de informática sendo que a escola possui os
computadores todos na caixa guardados por falta de sala adequada. Uma vez que a
APAE tida como sala especial vinculada a esta instituição funciona em uma casa
alugada na Rua Maciel Rêgo no Centro de Indaiabira.
A
Escola Municipal Francisco Xavier de Barros funciona nos turnos matutino e
vespertino oferecendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Os alunos do
turno vespertino utilizam o transporte escolar mantido pela prefeitura.
O Projeto Político Pedagógico deve
ser abrangido como uma ação que abrange constituição de metas e ações,
refletindo a realidade de cada escola, por meio de educação, criação e
valorização de hábitos de trabalho pedagógico em grupo e com responsabilidade
de todos os componentes da comunidade escolar.
A Instituição analisada
proporciona atitude igualitária com intenções explícitas: o desenvolvimento das
potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos através da
aprendizagem e dos conteúdos com a finalidade de cultivar cidadãos participativos
caracterizando seu papel dentro de uma sociedade em constantes alterações.
A
concepção filosófica e pedagógica da instituição visa resgatar a educação para
a transformação social, para o trabalho e a cooperação com e para valores
humanistas, valorizando os diferentes saberes no processo educativo.
A
Escola avaliada tem como objetivo orientar e garantir a eficiência do trabalho
pedagógico, bem como a coerência dos investimentos no sistema educacional,
socializando as discussões, pois configura-se numa proposta flexível, a ser
concretizada nas decisões locais, que visa a transformação da realidade
educacional pela comunidade escolar.
Esta
instituição educacional ao desenvolver o
Projeto Político Pedagógico oferece aos seus alunos as mais variadas
oportunidades de fazer, pensar e sentir, aliado ao prazer de aprender, a
satisfação de cumprir o dever, e de participar de uma comunidade de forma
consciente e atuante, pois cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as
capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sócio – político e
cultural.
O
P.P.P. da Escola Municipal Francisco Xavier de Barros foi elaborado baseando no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de
contribuir para a formação de
cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação
do conhecimento e releitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado e
envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
A sua elaboração contou com a participação do corpo
administrativo, corpo docente, onde todos colaboraram para sua criação. Ao
elaborar esta proposta foram consultados os registros existente na escola de
anos anteriores e reuniões de membros da
comunidade escolar para que pudessem realizar o
diagnóstico da escola com seus segmentos representativos.
O P.P.P. está organizado de forma em que a
comunidade escolar possa compreendê-lo. Segundo suas concepções a escola se
orienta através de objetivos
e prioridades estabelecidas pela coletividade que visa através de reflexão às
ações necessárias a construção de uma nova realidade, elaborado de modo
participativo com a comunidade escolar, professores, pais de alunos e outras
partes interessadas.
Os
objetivos apresentados são: orientar e garantir a eficiência do trabalho
pedagógico, bem como a coerência dos investimentos no sistema educacional,
socializando as discussões, pois configura-se numa proposta flexível, a ser
concretizada nas decisões locais, que visa a transformação da realidade
educacional pela comunidade escolar. E dessa forma foi efetivamente
implementado e avaliado, nas quais os resultados foram de acordo com o esperado
O
Projeto Político Pedagógico é um documento de suma importância que representa
um processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria
da qualidade do ensino possibilitando a escola ter a sua própria autonomia,
criando a capacidade de delinear sua própria identidade.
Na
escola analisada as taxas de evasão escolar e retenção são mínimas. Os
resultados das avaliações de rendimento e da avaliação institucional obtido
pela escola são utilizados pela equipe pedagógica e o corpo docente como
contribuições na elaboração do planejamento.
As
condições de infra-estrutura e didático-pedagógica da escola são de acordo com
a demanda de alunos e funcionários a serem atendidas. As condições fundamentais
são apresentadas diante do trabalho docente e administrativos. O trabalho
coletivo e prioridade para o bom andamento e desenvolvimento cognitivo e
afetivo da instituição, a escola apresenta um forte laço com a comunidade para
melhor fluxo do rendimento da escola.
As
questões sociais interferem diretamente no contexto pedagógico, promovendo o posicionamento critico,
responsável e construtivo diante das diferentes situações sociais no ambito
escolar.
O
Conselho de Classe, órgão colegiado que visa a avaliação coletiva do processo de aprendizagem
do aluno e da turma, considerando os fatores ambientais, familiares e
pedagógicos, e sensibiliza o professor para a auto avaliação continua do seu
trabalho. As reuniões de Conselho de Classe são previstas no calendário escolar
onde reúnem professores juntamente com especialistas para avaliar a prática
pedagógica, os projetos desenvolvidos, a aprendizagem dos alunos e a busca de
soluções para os problemas.
A proposta curricular acompanha diferentes
disciplinas e conteúdos ligados a educação básica, os
currículos deste projeto se refere em abranger obrigatoriamente o estudo da
língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e
natural e da realidade social e política, especialmente da nação, onde o aluno
está inserido isso de acordo as possibilidades do estabelecimento de ensino.
O
ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos
níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos
alunos.
A
Educação Física integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular
da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e as condições da população
escolar. Sendo o aluno dispensado da mesma deverá apresentar a escola atestado
médico, quando está é ministrada no
mesmo horário de aula, cumprirá outras tarefas orientadas, não podendo sair da
escola neste horário.
O
ensino de História do Brasil estará expresso na pluralidade cultural, nos temas
transversais, levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias
para formação do povo brasileiro,
especialmente das matrizes indígenas, africanas e européias.
O
Ensino Religioso, de matricula facultativa para os alunos, constitui disciplina
obrigatória nos horários das escolas publicas do ensino fundamental e é parte
integrante da formação básica do cidadão, assegurando o respeito a diversidade
cultural e religiosa do Brasil.
A
interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do principio de
que todo conhecimento mantém um dialogo permanente com outros conhecimentos,
possibilitando ao aluno melhor compreensão do ensino aprendizagem através de
analisar, explicar, prever e intervir, pois as disciplinas integradas em áreas
de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade e não esgotam
isoladamente a realidade dos fatos físicos e sociais, devendo buscar entre si
interações que permitam aos alunos a compreensão mais ampla da realidade.
O
pedagogo auxilia os professores durante o horário de inglês para elaboração de
projetos e seu plano de aula semanal. O conselho será formado pelo professor, pela
Especialista, se necessário poderá convocar pais e alunos. As reuniões
serão lavradas em atas assinadas pelo
professor e Especialista, sendo
realizada em datas de acordo o
Calendário Escolar, a presença de todos os professores é de grande importância,
e a sua ausência deverá ser justificada junto a direção.
No P.P.P. analisado não encontra relatos
sobre a biblioteca ou livros didáticos.
Os professores são capacitados
continuamente, por meios de capacitações oferecidas pelo municipio e no ambito
estadual. Os professores do 1º ao 3º ano participam do programa pacto, onde são
capacitados para alfabetizarem.
No processo educacional,
a participação da família e da comunidade é fundamental para garantir uma
gestão democrática, onde a escola garantirá construir uma identidade local a
partir da realidade a qual está inserida, além de garantire o bom desempenho do
aluno nas atividades educacionais. Esta comprovado que quando a família
participa e acompanha efetivamente do processo educacional garante bons
resultados na prática pedagógica.
A família participa através de eventos, reuniões
bimestrais, possibilitando aos pais a participação na aprendizagem de seus
filhos, convite aos pais e responsáveis a visitar as salas de aula, disponibilidade
dos profissionais da escola para atender aos alunos e familiares, envolvimento
dos membros da comunidade no desenvolvimento na área de cultura, dos esportes,
das artes e do lazer, participação na elaboração do PPPE da entidade, tornar
parte do calendário escolar o Dia Nacional da Família na Escola.
No entanto percebi nesta
escola a grande importância que é dada a relação da família na escola, toda a
comunidade, a família e a escola sempre unidas em prol de suas crianças e da
educação.
2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização
do trabalho pedagógico no espaço educativo
De acordo com as
observações e entrevistas com a equipe pedagógica e
o grupo gestor da escola, definimos o ponto que a escola necessita de
intervenção. Nosso objetivo era escolher o tema para o projeto de intervenção
que será realizado na escola.
Diante de muitos
aspectos analisados nota-se a necessidade de um projeto que integre toda a
comunidade escolar, a família e principalmente que estimule o aluno a ler.
PROJETO
DE INTERVENÇÃO:
Minha
escola Lê.
Instigando a leitura, faremos com que os
alunos, abranjam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que ocorre no
mundo em geral, oferecendo a eles um horizonte completamente novo. Faz-se entanto imprescindível que a escola
busque resgatar o valor da leitura, quanto ato de deleite e condição para
emancipação igualitária e promoção da cidadania.
- CONTEÚDO a ser trabalhado:
- Literatura;
-
Aspecto afetivo e social;
-
Português;
Genêros textuais,
-
Linguagem oral;
Oralidade,
- INTRODUÇÃO
A leitura nunca se fez tão indispensável
nos bancos escolares. Por meio da leitura o ser humano consegue se transportar
para o desconhecido, descobrir, compreender os sentimentos e emoções que o
rodeiam e acrescentar vida ao sabor da essência. Pode então, vivenciar
experiências que propiciem e consolidem os conhecimentos expressivos de sua metodologia
de aprendizagem.
- JUSTIFICATIVA:
Neste sentido pensamos ser dever, de
nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica
propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela
leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito
de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar
as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com concretização.
Sabemos que no hábito da leitura
dependem outros elos no processo de educação. Sem ler o aluno não sabe
pesquisar, resumir e resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar,
julgar e posicionar-se.
Daí a nossa certeza que este projeto
contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que
lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno
deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia
e participação social.
- OBJETIVOS a serem alcançados:
Despertar o prazer da leitura e aguçar
o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do
vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos
tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a
escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o
exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas
e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da
leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
- Fundamentação teórica sobre o tema,
Segundo
os princípio expressados por Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em
uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Isso quer dizer
que, ao lado dos procedimentos cognitivos de preparação definitivamente individual
(ninguém aprende pelo outro), há um argumento que não só fornece conhecimentos características
ao aprendiz, como também motiva, dá sentido e “concretude” ao aprendizado, e
ainda condiciona suas probabilidades efetivas de aproveitamento e uso nas
situações vividas. Entre o homem e os conhecimentos próprios de sua cultura, há
que se aprecie os inúmeros agentes intermediários da aprendizagem (não só o
professor, nem só a escola, embora estes sejam agentes privilegiados pela
sistemática pedagogicamente planejada, objetivos e intencionalidade assumida).
Ao
permitir que as pessoas cultivem os hábitos de leitura e escrita e respondam
aos apelos da cultura grafocêntrica, podendo inserir-se criticamente na
sociedade, a aprendizagem da língua escrita deixa de ser uma questão
estritamente pedagógica para alçar-se à esfera política, evidentemente pelo que
representa o investimento na formação humana.
- METODOLOGIA a ser utilizada durante o
desenvolvimento do projeto – DESTACAR PASSO A PASSO como a atividade será
desenvolvida,
Reunião com os professores, para
esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola,
onde toda a escola, equipe pedagógica, serventes, professores e auxiliares,
param durante um período de 30 minutos, todos os alunos se deslocam para o
refeitório para o momento de leitura.
O cronograma para o dia de leitura é
pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores,
ocorrendo semanalmente. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos
alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura
infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc.
Os alunos através do incentivo dos
professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções
com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: Pré-escolar de 4
e 5 ano: premiação para os três melhores de ilustração de conto de fadas, 1º e
2º ano: premiação para os três melhores de histórias em quadrinhos, 3º e 4º ano:
premiação para as três melhores de piadas e 5º ano: premiação para os três
melhores de poesia.
Além disso, serão realizados os
momentos de história para deleite, onde o professor conta histórias
diariamente, momentos de palestras para os alunos, com profissionais
capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Serão também confeccionados pelos
alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto
de leitura pelas dependências da escola.
A equipe pedagógica fará o
acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
- RECURSOS METODOLÓGICOS utilizados:
Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação
ativa dos alunos, da colaboração da direção, equipe pedagógica e demais
funcionários da escola .
Recursos
materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel, pincel
atômico, etc.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO da Atividade
desenvolvida,
A avaliação será continua
e diária, atraves da observação no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora, da participação, interesse e
execução das atividades propostas, verificação da aprendizagem: leitura e
oraliadade.
- CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de
outubro a dezembro de 2013, sendo uma aula de leitura semanal, sempre
intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus
conteúdos. O concurso acontecerá no mês de dezembro durante a última semana de
aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.
2.4 Apresentação da Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do
trabalho pedagógico no espaço educativo
O projeto foi entregue e aceito pela supervisora
de campo, que ao recebe-lo ficou muito extusiasmada com o mesmo, visando o seu
valor no desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno. O projeto foi analisado
pela equipe pedagógica que com
a orientação da supervisora será efetivado com êxito.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao término do estágio exigido pela disciplina Estágio
Curricular Supervisionado, permaneceu a certeza da importância de conhecer a
realidade de uma instituição escolar. A interação com os profissionais foi
extremamente enriquecedora, segundo minhas perspectivas pude vivenciar a rotina
do dia-a-dia escolar e prática de diversas atividades.
Esta experiência proporcionada pelo estágio expande o sentido
da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação
acadêmica e confia informações para um desempenho efetivamente democrático e
transformador. Perante todo o conjunto que permeia a nosso desempenho
profissional, esta experiência na escola mostrou-me o valor da formação
continuada e do constante refinamento dos conhecimentos da área, das necessidades
sociais, da investigação do próprio exercício e a procura de temas atuais.
Segundo Freire (2000) “O discurso da
impossibilidade de mudar o mundo é o discurso de quem por diferentes razões,
aceitação a acomodação inclusive por lucrar com ela. A acomodação é expressão
da desistência da luta pela mudança”
MOSTRA DE ESTÁGIO
A perspectiva e o
desenvolvimento deste trabalho teve como propósito colaborar para a compreensão
do trabalho do pedagogo nos espaços educativos. Neste aspecto a participação e
observação teve grande influência no entendimento do papel do pedagogo, compreendendo a busca
constante por uma educação de qualidade.
Está experiência que
vivenciei foi extremamente enrriquecedora para mim e para a minha formação
acadêmica, onde presenciei aspectos de suma importância no papel do pedagogo
nos espaços educativios. Compreendi o
trabalho de um profissional e de sua relação entre o desenvolvimento e o
aprendizado.
Presenciei situações que
possibilitou basicamente a agregação de princípios que se concluem, ou seja, a
contextualização, que expande a definição da pesquisa e a importância de que
essa questão reverta-se em objetivos e projetos para a relação do trabalho do
pedagogo, diante das perpectivas da gestão, em espaços escolares.
Realizei observações
significativas onde notei que o pedagogo tem bastante comprometimento e
esforço em relação as grandes resistência encontradas na aréa da educação. Durante o período de participação tive a
oportunidade de colocar em prática teorias na qual reconheci como diz Gadotti (2000) que os agentes educacionais e a escola de uma maneira
geral, vêm vivenciando um processo de mudança que tem refletido principalmente nas
ações de seus alunos e na materialização destas no contexto escolar.
Através desta experiência
tive a oportunidade de participar da elaboração do PIP (Plano de Intervenção
Pedagógica), onde os professores juntamente com a equipe pedagógica relatam as
dificuldades de cada aluno, para assim promoverem um intervenção pedagógica
para suprir as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem de cada educando,
visando sempre a aquisição de
habilidades físicas, intelectuais e manuais necessárias à continuidade escolar.
Ao longo deste estudo percebi a
importância e a necessidade de se construir coletivamente um projeto pedagógico
da escola. Todos precisam entender que a gestão democrática é sinônima de
projeto coletivo, que só pode ser viabilizado se o conjunto de todos os grupos
que lidam com a educação escolar e sociedade – permanecerem preparados para
participar de forma partilhada, pois ela é concretizada a partir de duas
percepções: a de que é composta pela responsabilidade coletiva; e a de que
depende do anseio pessoal de transformar a própria consciência, autocrítica e
modéstia para acolher a diferença como condição para o diálogo em
conjunto.
Diante destes aspectos fica
a certeza de que o profissional qualificado na aréa da educação precisa ter
certas características. Além de sentir-se confortável com a subjetividade e o
diálogo, precisa ser capaz de aceitar , ou melhor, valorizar a incerteza, ou,
nas palavras de Fortunati, “ afastar-se da falácia da certeza’’. O profissional
reflexivo precisa ser igualmente curioso e disposto, ou melhor, ávido por
romper fronteiras em disciplinas diferentes, teorias diferentes e paradigmas
diferentes. Esse profissional também precisa ser pesquisador, alguém que tenha
determinado ponto de vista ou atitude em relação ao trabalho e a vida, um
pensador crítico.
O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática
baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências
profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica,
profissional e pessoal. Nesse tempo de aprendizado significativo, procurei
participar ativamente, auxiliando a supervisora e interagindo em todo meio para
vivenciar melhor a prática pedagógica.
Concluindo, as informações e aspectos
destacados ao longo deste trabalho permitiram-me aprofundar o nível de
conhecimento acerca da ressignificação do trabalho de pedagogo. Enfim, o profissional
da educação nunca teve tanta oportunidade de conhecimentos como nos dias
atuais. A experiência foi gratificante e de grande valor para minhas vivências.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: novas
estratégias. 5ª e. Petrópolis: Vozes, 1999.
FORTUNATI, A. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais
nos novos serviços para a infância e a família. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Madalena. História que começa. In: Cadernos de
Pesquisa. (56), fev., 1986.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que Fazer, Teoria e
prática em educação
popular, Petrópolis RJ: Vozes, Ed. 1989.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena.
Estágios e Docência: diferentes concepções. In Revistas Poesias. v.3, nº 3 e 4,
pp.5-24, 2005/2006.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V.R. e JÚNIOR,
Roberto dos Santos Bartholo. O Professor e o Ato de Ensinar. In. Cadernos de
Pesquisas. v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez., 2005.
ANEXOS
ANEXO 1: ROTEIRO PARA OBSERVAÇAO DO ESPAÇO EDUCATIVO
1. Dados de Identificação
Nome da instituição: Escola
Municipal Francisco Xavier de Barros
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual (
) Municipal (x) Particular ( )
Horário de funcionamento: Manhã
(x) Tarde (x) Noite ( )
Séries e modalidades de
ensino ofertadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano
Número de alunos: 279
2. Estrutura Física e Material da
INSTITUIÇÃO
Ambientes Físicos:
Salas de aula ou monitoria (quantas)
: 9
Secretaria (x)
Pátio interno (x)
Pátio externo (x)
Quadra coberta(x) quadra aberta( )
Refeitório (x)
Cozinha (x)
Sanitário feminino (x)
Sanitário masculino (x)
Sanitário para professores
(x)
Biblioteca (x)
Sala de video e tv (x)
Sala de leitura (x)
Laboratório ( ) especificar:
Outros (quais):
Materiais:
Mobiliário: tipo e
quantidade de carteiras e cadeiras: 230 cadeira e 230 carteiras
Quadro negro (x)
Bebedouros (x)
Mimeógrafo (x)
Copiadora (xerox) (x)
Televisão (x) quantas: 2
Vídeo ( ) quantos:
Dvd (x) quantos: 1
Aparelho de som ( ) quantos:
Computador com acesso para
os alunos ( ) quantos:
Acesso a internet: (x)
sim (
) não
Possui biblioteca do
professor: (x) sim ( )
não
Acervo bibliográfico
adequado ao público atendido - quantidade (x) sim (
) não
Outros especificar
(romances, de pesquisa, didáticos outros): Pasquisa e didáticos
Videoteca adequada ao
público atendido - quantidade de vídeos
ou dvd: não
Outros videos ou dvds -
especificar (romances, de pesquisa, didáticos, paradidáticos, tv escola,
outros)
Materiais didáticos
(especificar): Lápis, borracha, caderno, folha branca, lápis de cor, tinta
guache, pincel, tesoura, cola, TNT, EVA, pincel atômico, giz de cêra, giz, etc.
Outros (quais):
mimeógrafo, bebedouro, copiadora, quadro negro, notebook, computador,
acervo bibliográficos, TV, DVD, caixa de som amplificada, 2 microfones,17
computadores doados pelo PROINFO, 1 maquina de xerox, etc.
3. Profissionais
- Número de diretores: 1
Tempo de atuação do diretor
nesta instituição: 3 anos
Atribições do
diretor: Cuidar da harmonia da escola, acompanhar o trabalho desenvolvido pelo pessoal que integra os
diferentes núcleos, auxiliar no trabalho pedagógico, promove a
integração entre escola, família e comunidade; assegura o cumprimento das
diretrizes e normas propostas pelos órgãos competentes que integram a
Secretaria Municipal da Educação.
- Número de Pedagogos: 3
Funções que atuam
(orientação, supervisão, coordenação, outra): supervisão
Tempo de atuação nesta
instituição: 11 anos, 4 anos e 1 ano
Atividades
desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Participar da elaboração do Plano Anual da Escola orientando as
atividades de planejamento no aspecto curricular. Elaborar a programação de
atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais
programações do núcleo pedagógico;
Acompanhar
e avaliar o desenvolvimento do currículo; Prestando assessoria
técnico-pedagógica aos professores, visando assegurar eficiência de seu
desempenho para melhoria dos padrões de ensino;
Orientar
o planejamento das horas realizadas na escola, Coordenando a programação e
execução das reuniões dos Conselhos, propor e acompanhar propostas de
atividades para aprimoramento dos professores.
- Secretário (a): (x) sim ( ) não - Tempo de atuação nesta instituição:
Formação: Pedagogia
Número de funcionários
administrativos: 7
Atribuições dos de
funcionários administrativos: 3 supervisoras, 2 bibliotecárias, 1 secretária, 1
diretora e 1 vice-diretora.
- Número de funcionários de serviços
gerais: 15
Atribuições dos funcionários
de serviços gerais: Limpeza, cozinha e serventes.
- Outros funcionários e
atribuições:
- Associação de Pais Mestres
e funcionários - APMF: (x) sim ( ) não
Atribuições: Fiscalizar.
- Conselho escolar: ( ) sim (x) não
Atribuições:
- Grêmio Estudantil: ( ) sim (x) não
Atribuições:
- Outras: ( )
sim (x) não. Especificar:
Atribuições:
- Corpo Docente – números de professores:
28
Formação: Magistério e
Pedagogia.
- Profissionais de Apoio
(Nutricionista, Psicologo, Dentista, Fonoaudiologo, Enfermeiro, Assistente
Social ou outro): número:
Especificar:
Função:
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
1. Identificação da instituição:
Razão Social: Escola Municipal Francisco Xavier de Barros
Endereço: Rua Profº José Migdônio
nº - 90
Bairro: Vila miranda
Cidade: Indaiabira - MG
Telefone: (38)38249160
2. Carga horária:
Manhã: 07:00h às 11:20h
Tarde: 12:30h às 16:50h
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
A eqiupe pedagógica.
4. Temática – conteúdo
-
Literatura;
- Aspecto
afetivo e social;
- Português;
Genêros textuais,
- Linguagem
oral;
Oralidade,
5. Introdução:
Compreendemos que a realidade atual
vem separando cada vez mais nossos alunos da leitura. Aspectos como computadores,
videogames, televisão, a ascensão restrita a leitura no núcleo familiar, e a
falta de estímulo, têm motivado raro interesse para leitura e por consequência dos
problemas marcantes que notamos na escola: vocabulário precário, reduzido e
informal, dificuldade de compreensão, falhas ortográficos, poucas produções
significativas dos estudantes, conhecimentos restringidos aos conteúdos
escolares.
Instigando a leitura, faremos com que os
alunos, abranjam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que ocorre no
mundo em geral, oferecendo a eles um horizonte completamente novo. Faz-se entanto imprescindível que a escola
busque resgatar o valor da leitura, quanto ato de deleite e condição para
emancipação igualitária e promoção da cidadania.
6. Justificativa:
Viver em sociedade exige conhecer e utilizar-se de diferentes materiais
impressos que circulam ou que atropelam, visualmente, as pessoas: outdoor,
propagandas, cartazes, panfletos, jornais, revistas, receituário médico,
placas, anúncios, bilhetes, catálogo telefônico, circulares, ofícios,
requerimentos, cheques e muitos outros.
Permitir a exploração destes materiais (leitura e produção) significa
partir da realidade dos educandos, isto é, do que é cotidiano; significa,
ainda, propiciar-lhes a oportunidade de ampliar e aprimorar a sua competência
linguística, de se adaptar à sociedade.
7. Objetivo geral:
Despertar o prazer da leitura e aguçar
o potencial cognitivo e criativo do aluno, possibilitando o acesso aos diversos
tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a
escrita. Estimular o desejo de novas leituras, possibilitando produções orais,
escritas e em outras linguagens;
8. Objetivos específicos:
Promover o desenvolvimento do
vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Proporcionar ao indivíduo através da
leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
Possibilitar a vivência de emoções, o
exercício da fantasia e da imaginação;
9. Fundamentação teórica:
Ler não deve se resumir a decodificar caracteres, distinguir símbolos e
sinais, unir letras e emitir sons apropriados: isso é extremamente mais um
trabalho de discriminação visual e auditiva que antecipa a leitura propriamente
dita. Ler, além de decifrar, é interpretar a mensagem, atribuir a ela uma experiência
pessoal e interiorizá-la.
A leitura faz parte da rotina diária da criança e ela não espera receber
instruções de outra pessoa para iniciá-la. No entanto, na escola, algumas
crianças ficam bloqueadas para a leitura, especialmente quando são proporcionados
textos pouco expressivos para elas. A sala de aula deve dar continuidade à
leitura prazerosa, aquela que instiga a criança, que desperta sua curiosidade,
sensibilizando-a de algum modo. As crianças demonstram ser leitores atentos,
curiosos e observadores, desde que o material a ser lido seja atraente e
desafie sua inteligência.
O educador deve estimular o gosto pela leitura porque ela é a base da
escrita, buscando desenvolver, no educando, a leitura crítica, para que possa interrogar
e opinar sobre o conteúdo subentendido e explícito do texto.
De acordo com Emilia Ferreiro, sugere que se ensine a criança a ler e a
escrever por meio de contato com textos de atualidades, livros, revistas,
jornais, história de seu povo, etc., pois, assim, fornece-se material
interessante a criança e prima-se pela função social da leitura e da escrita,
que é a comunicação e o acesso ao conhecimento (FERRARI, 2008).
10. Metodologia:
Reunião com os professores, para
esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola,
onde toda a escola, equipe pedagógica, serventes, professores e auxiliares,
param durante um período de 30 minutos, todos os alunos se deslocam para o
refeitório para o momento de leitura.
O cronograma para o dia de leitura é
pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores,
ocorrendo semanalmente. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos
alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura
infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc.
Os alunos através do incentivo dos
professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções
com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: Pré-escolar de 4
e 5 ano: premiação para os três melhores de ilustração de conto de fadas, 1º e
2º ano: premiação para os três melhores de histórias em quadrinhos, 3º e 4º ano:
premiação para as três melhores de piadas e 5º ano: premiação para os três
melhores de poesia.
Além disso, serão realizados os
momentos de história para deleite, onde o professor conta histórias
diariamente, momentos de palestras para os alunos, com profissionais
capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Serão também confeccionados pelos
alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto
de leitura pelas dependências da escola.
A equipe pedagógica fará o
acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
Recursos:
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação
a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção, equipe pedagógica e
demais funcionários da escola .
Recursos
materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel, pincel
atômico, etc.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
O Projeto de Leitura acontecerá
de outubro a dezembro de 2013, sendo uma aula de leitura semanal, sempre
intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus
conteúdos. O concurso acontecerá no mês de dezembro durante a última semana de
aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A observação atenta indica ao professor fatores importantíssimos, como:
adequação do assunto, tempo de execução, interesse individual e da classe,
conclusão das atividades. Assim, a observação por parte do professor serve para
avaliar não só o seu trabalho, mas também o de seus alunos; é um indicador para
a continuidade, ou não, de sua prática pedagógica.
De maneira geral, avaliar a qualidade dos trabalhos executados é mais
coerente do que atribuir valores numéricos a eles, visto que, muitas vezes,
esse procedimento não é suficiente para representar a realidade dos alunos no
que se refere à apreensão de conceitos e conteúdos.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins
Fontes, 1994.
SANTOS, V.L.
B. dos. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na Educação Infantil.In:
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G.E. P.da S. Educação Infantil: pra que te quero?.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
TOLSTOI, Liev
N. Contos da Nova Cartilha : primeiro livro de leitura. Cotia: Ateliê
Editorial, 2005.
ZACHARIAS,
Vera Lúcia C. F. Movimentos de Alfabetização : um mundo de leitores. In:
Coleção Memória da Pedagogia, n.5: Emilia Ferreiro: a construção do
conhecimento. São Paulo: Segmento-Duetto, 2005, pp. 8597.
FERRARI, Márcio. Emilia
Ferreiro: A estudiosa que revolucionou a alfabetização. Nova Escola, São Paulo,
out. 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário