segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ANGELA BRAGA DE OLIVEIRA














ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão

RELATÓRIO FINAL






















São João do Paraiso
2013
ANGELA BRAGA DE OLIVEIRA























ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão








Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Andréa de Azevedo Rigolon
Tutor de sala: Marlene Maciel







São João do Paraiso
2013
 
sumário


1 INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO.... 05
2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo................................... 05
2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade......................... 06
2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo          11
2.4 Apresentação da proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo................................................................................... 14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 15
MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................ 16
REFERÊNCIAS.................................................................................................................... 18

 

 

 












1 INTRODUÇÃO

O presente relatorio de estágio tem como finalidade transmitir os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, onde foram realizadas atividades de observação, participação e análise da rotina escolar, diante do trabalho do pedagogo nos espaços educativos.
O estágio foi cumprido no período de 09/09/2013 a 25/09/2013, somando um total de 52 horas na Escola Municipal Francisco Xavier de Barros. Ao chegar à escola fui muito bem acolhida pela diretora e demais funcionários. Apresentei a ela meus documentos e falei quais eram as minhas intenções, dando início assim, ao estágio de gestão. Durante o relato apresentarei os aspectos observados durante esse período que com certeza, foi muito proveitoso pra mim.
O exercício de estágio supervisionado tende enriquecer a teoria e prática, fundamentado nos princípios metodológicos permitindo uma visão aberta da parte organizacional, solicitando a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, idealização e cumprimento do trabalho realizado pelo supervisor, junto à sociedade e o Projeto Político Pedagógico.
Os resultados positivos de uma intituição só são verdadeiramente garantidos, por meio de um trabalho coletivo, ordenado pela equipe diretiva e que abranja a todos: associação administrativo, servidores, educadores, alunos, Conselho Escolar e diversas instituições que conservem afinidade direta ou indireta com a escola. Pois a instituição desempenha um importante, estratégico e fundamental ação social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as precisões e carências do ambiente em que permanecer colocada, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam um progresso na qualidade de vida e um aprimoramento como sujeito e ser humano consciente.






2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo
A Escola Municipal Francisco Xavier de Barros fundada na data de 17/02/1998 localiza-se municipio de Indaiabira-MG, se trata de uma instituição pública funciona de segunda-feira a sexta-feira no turno matutino das 07:00 às 11:20h e vespertino das 12:30 às 14:50 h.
 A instituição atende uma demanda de 279 alunos dividido entre o turno matutino e vespertino, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental,  as  crianças atendidas tem entre 4 e 14 anos de idade. Os alunos  do turno vespertino moram na zona rual e dependem de trasporte escolar oferecido pela prefeitura.
A instituição prioriza muito a presença da família na escola. No entanto, a realidade de muitas famílias que por questões econômicas, tem uma jornada de trabalho extensa, por isso surge a necessidade da escola criar estratégias que considerem as diversidades das famílias para que todas, de alguma forma, tenha garantida sua participação na vida escolar de seus filhos.
A escola possui 3 pavimentos, tendo 9 salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, sala de informática, 4 banheiros (sendo 1 deles para alunos com necessidades especiais) e área de lazer com rampas de acesso. Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria, uma secretaria e uma sala de professores.
No quadro de funcionários é composto por uma diretora e uma vice, três supervisoras, uma secretária, duas bibliotecarias, dois professores eventuais, cinco professores auxiliares, três professores de apoio, quinze serventes escolares, quatro guardas e dezoito professores na Educação Infantil Ensino Fundamental sendo todos profissionais qualificados para o cargo e a maioria efetivos.

                                     



2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade
 A Escola Municipal Francisco Xavier de Barros foi criada pela Lei nº 17/97, da Camâra Municipal de Indaiabira, na primeira gestão política do Município. Teve seu nome escolhido pelos moradores, em homenagem ao Senhor Francisco Xavier de Barros, por este ter doado parte de sua fazenda aqui localizada, para a criação do Povoado de Palmeiras do Bonfim, que mais tarde deu origem ao município de Indaiabira.
Em 20 de junho de 2006 pela Lei nº 235/2006 “Autoriza o município de Indaiabira a doar o prédio da Escola Municipal Francisco Xavier de Barros ao Estado de Minas Gerais”. Ocorrendo então, a mudança de endereço da Rua Professor José Migdônio nº 90 – Centro para um novo prédio localizada na Rua D, s/n no Bairro Aleixo Martins em Indaiabira.
            A atual Escola Municipal Francisco Xavier de Barros, atendendo alunos da Educação Infantil – Pré- Escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental e alunos da APAE. A escola possui prédio próprio, o qual não possui infraestrutura necessária para o atendimento dos alunos, faltando sala de TV e laboratório de informática sendo que a escola possui os computadores todos na caixa guardados por falta de sala adequada. Uma vez que a APAE tida como sala especial vinculada a esta instituição funciona em uma casa alugada na Rua Maciel Rêgo no Centro de Indaiabira.
A Escola Municipal Francisco Xavier de Barros funciona nos turnos matutino e vespertino oferecendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Os alunos do turno vespertino utilizam o transporte escolar mantido pela prefeitura.
O Projeto Político Pedagógico deve ser abrangido como uma ação que abrange constituição de metas e ações, refletindo a realidade de cada escola, por meio de educação, criação e valorização de hábitos de trabalho pedagógico em grupo e com responsabilidade de todos os componentes da comunidade escolar.
 A Instituição analisada proporciona atitude igualitária com intenções explícitas: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos através da aprendizagem e dos conteúdos com a finalidade de cultivar cidadãos participativos caracterizando seu papel dentro de uma sociedade em constantes alterações.
A concepção filosófica e pedagógica da instituição visa resgatar a educação para a transformação social, para o trabalho e a cooperação com e para valores humanistas, valorizando os diferentes saberes no processo educativo.
A Escola avaliada tem como objetivo orientar e garantir a eficiência do trabalho pedagógico, bem como a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando as discussões, pois configura-se numa proposta flexível, a ser concretizada nas decisões locais, que visa a transformação da realidade educacional pela comunidade escolar.
Esta instituição educacional ao  desenvolver o Projeto Político Pedagógico oferece aos seus alunos as mais variadas oportunidades de fazer, pensar e sentir, aliado ao prazer de aprender, a satisfação de cumprir o dever, e de participar de uma comunidade de forma consciente e atuante, pois cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sócio – político e cultural.
O P.P.P. da Escola Municipal Francisco Xavier de Barros foi elaborado baseando no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e releitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
A sua elaboração contou com a participação do corpo administrativo, corpo docente, onde todos colaboraram para sua criação. Ao elaborar esta proposta foram consultados os registros existente na escola de anos anteriores e reuniões de  membros da comunidade escolar para que pudessem realizar o  diagnóstico da escola com seus segmentos representativos.
O P.P.P. está organizado de forma em que a comunidade escolar possa compreendê-lo. Segundo suas concepções a escola se orienta através de objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade que visa através de reflexão às ações necessárias a construção de uma nova realidade, elaborado de modo participativo com a comunidade escolar, professores, pais de alunos e outras partes interessadas.
Os objetivos apresentados são: orientar e garantir a eficiência do trabalho pedagógico, bem como a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando as discussões, pois configura-se numa proposta flexível, a ser concretizada nas decisões locais, que visa a transformação da realidade educacional pela comunidade escolar. E dessa forma foi efetivamente implementado e avaliado, nas quais os resultados foram de acordo com o esperado
O Projeto Político Pedagógico é um documento de suma importância que representa um processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino possibilitando a escola ter a sua própria autonomia, criando a capacidade de delinear sua própria identidade.
Na escola analisada as taxas de evasão escolar e retenção são mínimas. Os resultados das avaliações de rendimento e da avaliação institucional obtido pela escola são utilizados pela equipe pedagógica e o corpo docente como contribuições na elaboração do planejamento.
As condições de infra-estrutura e didático-pedagógica da escola são de acordo com a demanda de alunos e funcionários a serem atendidas. As condições fundamentais são apresentadas diante do trabalho docente e administrativos. O trabalho coletivo e prioridade para o bom andamento e desenvolvimento cognitivo e afetivo da instituição, a escola apresenta um forte laço com a comunidade para melhor fluxo do rendimento da escola.
As questões sociais interferem diretamente no contexto pedagógico, promovendo o posicionamento critico, responsável e construtivo diante das diferentes situações sociais no ambito escolar.
O Conselho de Classe, órgão colegiado que visa a avaliação coletiva do processo de aprendizagem do aluno e da turma, considerando os fatores ambientais, familiares e pedagógicos, e sensibiliza o professor para a auto avaliação continua do seu trabalho. As reuniões de Conselho de Classe são previstas no calendário escolar onde reúnem professores juntamente com especialistas para avaliar a prática pedagógica, os projetos desenvolvidos, a aprendizagem dos alunos e a busca de soluções para os problemas.
A proposta curricular acompanha diferentes disciplinas e conteúdos ligados a educação básica, os currículos deste projeto se refere em abranger obrigatoriamente o estudo da língua  portuguesa e da  matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente da nação, onde o aluno está inserido isso de acordo as possibilidades do estabelecimento de ensino.
O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
A Educação Física integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e as condições da população escolar. Sendo o aluno dispensado da mesma deverá apresentar a escola atestado médico, quando está é ministrada   no mesmo horário de aula, cumprirá outras tarefas orientadas, não podendo sair da escola neste horário.
O ensino de História do Brasil estará expresso na pluralidade cultural, nos temas transversais, levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para formação do povo  brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africanas e européias.
O Ensino Religioso, de matricula facultativa para os alunos, constitui disciplina obrigatória nos horários das escolas publicas do ensino fundamental e é parte integrante da formação básica do cidadão, assegurando o respeito a diversidade cultural e religiosa do Brasil.
A interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do principio de que todo conhecimento mantém um dialogo permanente com outros conhecimentos, possibilitando ao aluno melhor compreensão do ensino aprendizagem através de analisar, explicar, prever e intervir, pois as disciplinas integradas em áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade e não esgotam isoladamente a realidade dos fatos físicos e sociais, devendo buscar entre si interações que permitam aos alunos a compreensão mais ampla da realidade.
O pedagogo auxilia os professores durante o horário de inglês para elaboração de projetos e seu plano de aula semanal. O conselho será formado pelo professor, pela Especialista, se necessário poderá convocar pais e alunos. As reuniões serão  lavradas em atas assinadas pelo professor e Especialista, sendo   realizada em  datas de acordo o Calendário Escolar, a presença de todos os professores é de grande importância, e a sua ausência deverá ser justificada junto a direção.
No P.P.P. analisado não encontra relatos sobre a biblioteca ou livros didáticos.
Os professores são capacitados continuamente, por meios de capacitações oferecidas pelo municipio e no ambito estadual. Os professores do 1º ao 3º ano participam do programa pacto, onde são capacitados para alfabetizarem.
No processo educacional, a participação da família e da comunidade é fundamental para garantir uma gestão democrática, onde a escola garantirá construir uma identidade local a partir da realidade a qual está inserida, além de garantire o bom desempenho do aluno nas atividades educacionais. Esta comprovado que quando a família participa e acompanha efetivamente do processo educacional garante bons resultados na prática pedagógica.
 A família participa através de eventos, reuniões bimestrais, possibilitando aos pais a participação na aprendizagem de seus filhos, convite aos pais e responsáveis a visitar as salas de aula, disponibilidade dos profissionais da   escola para atender aos alunos e familiares, envolvimento dos membros da comunidade no desenvolvimento na área de cultura, dos esportes, das artes e do lazer, participação na elaboração do PPPE da entidade, tornar parte do calendário escolar o Dia Nacional da Família na Escola.
No entanto percebi nesta escola a grande importância que é dada a relação da família na escola, toda a comunidade, a família e a escola sempre unidas em prol de suas crianças e da educação.








2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo
De acordo com as observações e entrevistas com a equipe pedagógica e o grupo gestor da escola, definimos o ponto que a escola necessita de intervenção. Nosso objetivo era escolher o tema para o projeto de intervenção que será realizado na escola.
Diante de muitos aspectos analisados nota-se a necessidade de um projeto que integre toda a comunidade escolar, a família e principalmente que estimule o aluno a ler.
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
                         Minha escola Lê.
 Instigando a leitura, faremos com que os alunos, abranjam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que ocorre no mundo em geral, oferecendo a eles um horizonte completamente novo.  Faz-se entanto imprescindível que a escola busque resgatar o valor da leitura, quanto ato de deleite e condição para emancipação igualitária e promoção da cidadania.
- CONTEÚDO a ser trabalhado:
- Literatura;
- Aspecto afetivo e social;
- Português;
  Genêros textuais,
- Linguagem oral;
  Oralidade,
- INTRODUÇÃO
A leitura nunca se fez tão indispensável nos bancos escolares. Por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, descobrir, compreender os sentimentos e emoções que o rodeiam e acrescentar vida ao sabor da essência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e consolidem os conhecimentos expressivos de sua metodologia de aprendizagem.
- JUSTIFICATIVA:
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com concretização.
Sabemos que no hábito da leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir e resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.
Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
- OBJETIVOS a serem alcançados:
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
- Fundamentação teórica sobre o tema,
Segundo os princípio expressados por Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Isso quer dizer que, ao lado dos procedimentos cognitivos de preparação definitivamente individual (ninguém aprende pelo outro), há um argumento que não só fornece conhecimentos características ao aprendiz, como também motiva, dá sentido e “concretude” ao aprendizado, e ainda condiciona suas probabilidades efetivas de aproveitamento e uso nas situações vividas. Entre o homem e os conhecimentos próprios de sua cultura, há que se aprecie os inúmeros agentes intermediários da aprendizagem (não só o professor, nem só a escola, embora estes sejam agentes privilegiados pela sistemática pedagogicamente planejada, objetivos e intencionalidade assumida).
Ao permitir que as pessoas cultivem os hábitos de leitura e escrita e respondam aos apelos da cultura grafocêntrica, podendo inserir-se criticamente na sociedade, a aprendizagem da língua escrita deixa de ser uma questão estritamente pedagógica para alçar-se à esfera política, evidentemente pelo que representa o investimento na formação humana.
- METODOLOGIA a ser utilizada durante o desenvolvimento do projeto – DESTACAR PASSO A PASSO como a atividade será desenvolvida,
Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola, onde toda a escola, equipe pedagógica, serventes, professores e auxiliares, param durante um período de 30 minutos, todos os alunos se deslocam para o refeitório para o momento de leitura.
O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: Pré-escolar de 4 e 5 ano: premiação para os três melhores de ilustração de conto de fadas, 1º e 2º ano: premiação para os três melhores de histórias em quadrinhos, 3º e 4º ano: premiação para as três melhores de piadas e 5º ano: premiação para os três melhores de poesia.
Além disso, serão realizados os momentos de história para deleite, onde o professor conta histórias diariamente, momentos de palestras para os alunos, com profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS utilizados:
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção, equipe pedagógica e demais funcionários da escola .
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel, pincel atômico, etc.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO da Atividade desenvolvida,
A avaliação será continua e diária, atraves da observação no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, da participação, interesse e execução das atividades propostas, verificação da aprendizagem: leitura e oraliadade.
- CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de outubro a dezembro de 2013, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá no mês de dezembro durante a última semana de aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.





2.4 Apresentação da Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo
O projeto foi entregue e aceito pela supervisora de campo, que ao recebe-lo ficou muito extusiasmada com o mesmo, visando o seu valor no desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno. O projeto foi analisado pela equipe pedagógica que com a orientação da supervisora será efetivado com êxito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do estágio exigido pela disciplina Estágio Curricular Supervisionado, permaneceu a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, segundo minhas perspectivas pude vivenciar a rotina do dia-a-dia escolar e prática de diversas atividades.
Esta experiência proporcionada pelo estágio expande o sentido da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confia informações para um desempenho efetivamente democrático e transformador. Perante todo o conjunto que permeia a nosso desempenho profissional, esta experiência na escola mostrou-me o valor da formação continuada e do constante refinamento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação do próprio exercício e a procura de temas atuais.
Segundo Freire (2000) “O discurso da impossibilidade de mudar o mundo é o discurso de quem por diferentes razões, aceitação a acomodação inclusive por lucrar com ela. A acomodação é expressão da desistência da luta pela mudança”








MOSTRA DE ESTÁGIO
A perspectiva e o desenvolvimento deste trabalho teve como propósito colaborar para a compreensão do trabalho do pedagogo nos espaços educativos. Neste aspecto a participação e observação teve grande influência no entendimento do  papel do pedagogo, compreendendo a busca constante por uma educação de qualidade.
Está experiência que vivenciei foi extremamente enrriquecedora para mim e para a minha formação acadêmica, onde presenciei aspectos de suma importância no papel do pedagogo nos espaços educativios. Compreendi o  trabalho de um profissional e de sua relação entre o desenvolvimento e o aprendizado.
Presenciei situações que possibilitou basicamente a agregação de princípios que se concluem, ou seja, a contextualização, que expande a definição da pesquisa e a importância de que essa questão reverta-se em objetivos e projetos para a relação do trabalho do pedagogo, diante das perpectivas da gestão, em espaços escolares.
Realizei observações significativas onde  notei  que o pedagogo tem bastante comprometimento e esforço em relação as grandes resistência encontradas na aréa da educação. Durante o período de participação tive a oportunidade de colocar em prática teorias na qual reconheci como diz Gadotti (2000) que os agentes educacionais e a escola de uma maneira geral, vêm vivenciando um processo de mudança que tem refletido principalmente nas ações de seus alunos e na materialização destas no contexto escolar.
Através desta experiência tive a oportunidade de participar da elaboração do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica), onde os professores juntamente com a equipe pedagógica relatam as dificuldades de cada aluno, para assim promoverem um intervenção pedagógica para suprir as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem de cada educando, visando sempre a aquisição de  habilidades físicas, intelectuais e manuais necessárias  à continuidade escolar.
Ao longo deste estudo percebi a importância e a necessidade de se construir coletivamente um projeto pedagógico da escola. Todos precisam entender que a gestão democrática é sinônima de projeto coletivo, que só pode ser viabilizado se o conjunto de todos os grupos que lidam com a educação escolar e sociedade – permanecerem preparados para participar de forma partilhada, pois ela é concretizada a partir de duas percepções: a de que é composta pela responsabilidade coletiva; e a de que depende do anseio pessoal de transformar a própria consciência, autocrítica e modéstia para acolher a diferença como condição para o diálogo em conjunto.  
Diante destes aspectos fica a certeza de que o profissional qualificado na aréa da educação precisa ter certas características. Além de sentir-se confortável com a subjetividade e o diálogo, precisa ser capaz de aceitar , ou melhor, valorizar a incerteza, ou, nas palavras de Fortunati, “ afastar-se da falácia da certeza’’. O profissional reflexivo precisa ser igualmente curioso e disposto, ou melhor, ávido por romper fronteiras em disciplinas diferentes, teorias diferentes e paradigmas diferentes. Esse profissional também precisa ser pesquisador, alguém que tenha determinado ponto de vista ou atitude em relação ao trabalho e a vida, um pensador crítico.
O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal. Nesse tempo de aprendizado significativo, procurei participar ativamente, auxiliando a supervisora e interagindo em todo meio para vivenciar melhor a prática pedagógica.
Concluindo, as informações e aspectos destacados ao longo deste trabalho permitiram-me aprofundar o nível de conhecimento acerca da ressignificação do trabalho de pedagogo. Enfim, o profissional da educação nunca teve tanta oportunidade de conhecimentos como nos dias atuais. A experiência foi gratificante e de grande valor para minhas vivências.








REFERÊNCIAS
ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: novas estratégias. 5ª e. Petrópolis: Vozes, 1999.

FORTUNATI, A. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Madalena. História que começa. In: Cadernos de Pesquisa. (56), fev., 1986.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que Fazer, Teoria e prática em educação
popular, Petrópolis RJ: Vozes, Ed. 1989.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios e Docência: diferentes concepções. In Revistas Poesias. v.3, nº 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V.R. e JÚNIOR, Roberto dos Santos Bartholo. O Professor e o Ato de Ensinar. In. Cadernos de Pesquisas. v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez., 2005.


















ANEXOS
ANEXO 1: ROTEIRO PARA OBSERVAÇAO DO ESPAÇO EDUCATIVO
1. Dados de Identificação
Nome da instituição: Escola Municipal Francisco Xavier de Barros
Órgão mantenedor: Federal (  ) Estadual (  ) Municipal (x) Particular (  )
Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite (  )
Séries e modalidades de ensino ofertadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano
Número de alunos: 279

2. Estrutura Física e Material da INSTITUIÇÃO
Ambientes Físicos:
Salas de aula ou monitoria (quantas) : 9
Secretaria (x)
Pátio interno (x)
Pátio externo (x)
Quadra coberta(x)  quadra aberta(  )
Refeitório (x)
Cozinha  (x)
Sanitário feminino (x)
Sanitário masculino  (x)
Sanitário para professores (x)
Biblioteca (x)
Sala de video e tv (x)
Sala de leitura (x)
Laboratório (  ) especificar:
Outros (quais):
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade de carteiras e cadeiras: 230 cadeira e 230 carteiras
Quadro negro (x)
Bebedouros (x)
Mimeógrafo (x)
Copiadora (xerox) (x)
Televisão (x)  quantas: 2
Vídeo (  ) quantos:
Dvd (x) quantos: 1
Aparelho de som (  ) quantos:
Computador com acesso para os alunos (  ) quantos:
Acesso a internet: (x) sim  (  ) não
Possui biblioteca do professor: (x)  sim    (   ) não
Acervo bibliográfico adequado ao público atendido - quantidade (x) sim  (  )  não
Outros especificar (romances, de pesquisa, didáticos outros): Pasquisa e didáticos
Videoteca adequada ao público atendido -  quantidade de vídeos ou dvd: não
Outros videos ou dvds - especificar (romances, de pesquisa, didáticos, paradidáticos, tv escola, outros)
Materiais didáticos (especificar): Lápis, borracha, caderno, folha branca, lápis de cor, tinta guache, pincel, tesoura, cola, TNT, EVA, pincel atômico, giz de cêra, giz, etc.
Outros (quais): mimeógrafo,  bebedouro,  copiadora, quadro negro, notebook, computador, acervo bibliográficos, TV, DVD, caixa de som amplificada, 2 microfones,17 computadores doados pelo PROINFO, 1 maquina de xerox, etc.

3. Profissionais
- Número de diretores: 1
Tempo de atuação do diretor nesta instituição: 3 anos
Atribições do diretor: Cuidar da harmonia da escola, acompanhar o trabalho desenvolvido pelo pessoal que integra os diferentes núcleos, auxiliar no trabalho pedagógico, promove a integração entre escola, família e comunidade; assegura o cumprimento das diretrizes e normas propostas pelos órgãos competentes que integram a Secretaria Municipal da Educação.

- Número de  Pedagogos: 3
Funções que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra): supervisão
Tempo de atuação nesta instituição: 11 anos, 4 anos e 1 ano
Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Participar da elaboração do Plano Anual da Escola orientando as atividades de planejamento no aspecto curricular. Elaborar a programação de atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações do núcleo pedagógico;
Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do currículo; Prestando assessoria técnico-pedagógica aos professores, visando assegurar eficiência de seu desempenho para melhoria dos padrões de ensino;
Orientar o planejamento das horas realizadas na escola, Coordenando a programação e execução das reuniões dos Conselhos, propor e acompanhar propostas de atividades para aprimoramento dos professores.
- Secretário (a): (x) sim (  ) não - Tempo de atuação nesta instituição:
Formação: Pedagogia
Número de funcionários administrativos: 7
Atribuições dos de funcionários administrativos: 3 supervisoras, 2 bibliotecárias, 1 secretária, 1 diretora e 1 vice-diretora.

- Número de funcionários de serviços gerais: 15
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Limpeza, cozinha e serventes.
- Outros funcionários e atribuições: 
- Associação de Pais Mestres e funcionários -  APMF: (x) sim (  ) não
Atribuições: Fiscalizar.
- Conselho escolar: (  ) sim (x) não
Atribuições:
- Grêmio Estudantil: (  ) sim (x) não
Atribuições:
- Outras:  (  ) sim (x) não. Especificar:
Atribuições:
- Corpo Docente – números de professores: 28
Formação: Magistério e Pedagogia.
- Profissionais de Apoio (Nutricionista, Psicologo, Dentista, Fonoaudiologo, Enfermeiro, Assistente Social ou outro): número:
Especificar:
Função:













PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
1. Identificação da instituição:
Razão Social: Escola Municipal Francisco Xavier de Barros
Endereço: Rua Profº José Migdônio  nº - 90
Bairro: Vila miranda
Cidade: Indaiabira - MG
Telefone: (38)38249160
2. Carga horária:
Manhã: 07:00h às 11:20h
Tarde: 12:30h às 16:50h
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
A eqiupe pedagógica.
4. Temática – conteúdo
- Literatura;
- Aspecto afetivo e social;
- Português;
  Genêros textuais,
- Linguagem oral;
  Oralidade,
5. Introdução:
Compreendemos que a realidade atual vem separando cada vez mais nossos alunos da leitura. Aspectos como computadores, videogames, televisão, a ascensão restrita a leitura no núcleo familiar, e a falta de estímulo, têm motivado raro interesse para leitura e por consequência dos problemas marcantes que notamos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, falhas ortográficos, poucas produções significativas dos estudantes, conhecimentos restringidos aos conteúdos escolares.
Instigando a leitura, faremos com que os alunos, abranjam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que ocorre no mundo em geral, oferecendo a eles um horizonte completamente novo.  Faz-se entanto imprescindível que a escola busque resgatar o valor da leitura, quanto ato de deleite e condição para emancipação igualitária e promoção da cidadania.

6. Justificativa:
Viver em sociedade exige conhecer e utilizar-se de diferentes materiais impressos que circulam ou que atropelam, visualmente, as pessoas: outdoor, propagandas, cartazes, panfletos, jornais, revistas, receituário médico, placas, anúncios, bilhetes, catálogo telefônico, circulares, ofícios, requerimentos, cheques e muitos outros.
Permitir a exploração destes materiais (leitura e produção) significa partir da realidade dos educandos, isto é, do que é cotidiano; significa, ainda, propiciar-lhes a oportunidade de ampliar e aprimorar a sua competência linguística, de se adaptar à sociedade.
7. Objetivo geral:
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. Estimular o desejo de novas leituras, possibilitando produções orais, escritas e em outras linguagens;
8. Objetivos específicos:  
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
9. Fundamentação teórica:
Ler não deve se resumir a decodificar caracteres, distinguir símbolos e sinais, unir letras e emitir sons apropriados: isso é extremamente mais um trabalho de discriminação visual e auditiva que antecipa a leitura propriamente dita. Ler, além de decifrar, é interpretar a mensagem, atribuir a ela uma experiência pessoal e interiorizá-la.
A leitura faz parte da rotina diária da criança e ela não espera receber instruções de outra pessoa para iniciá-la. No entanto, na escola, algumas crianças ficam bloqueadas para a leitura, especialmente quando são proporcionados textos pouco expressivos para elas. A sala de aula deve dar continuidade à leitura prazerosa, aquela que instiga a criança, que desperta sua curiosidade, sensibilizando-a de algum modo. As crianças demonstram ser leitores atentos, curiosos e observadores, desde que o material a ser lido seja atraente e desafie sua inteligência.
O educador deve estimular o gosto pela leitura porque ela é a base da escrita, buscando desenvolver, no educando, a leitura crítica, para que possa interrogar e opinar sobre o conteúdo subentendido e explícito do texto.
De acordo com Emilia Ferreiro, sugere que se ensine a criança a ler e a escrever por meio de contato com textos de atualidades, livros, revistas, jornais, história de seu povo, etc., pois, assim, fornece-se material interessante a criança e prima-se pela função social da leitura e da escrita, que é a comunicação e o acesso ao conhecimento (FERRARI, 2008).

10. Metodologia:
Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola, onde toda a escola, equipe pedagógica, serventes, professores e auxiliares, param durante um período de 30 minutos, todos os alunos se deslocam para o refeitório para o momento de leitura.
O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: Pré-escolar de 4 e 5 ano: premiação para os três melhores de ilustração de conto de fadas, 1º e 2º ano: premiação para os três melhores de histórias em quadrinhos, 3º e 4º ano: premiação para as três melhores de piadas e 5º ano: premiação para os três melhores de poesia.
Além disso, serão realizados os momentos de história para deleite, onde o professor conta histórias diariamente, momentos de palestras para os alunos, com profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
Recursos:
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção, equipe pedagógica e demais funcionários da escola .
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, cartolina, papel, pincel atômico, etc.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
O Projeto de Leitura acontecerá de outubro a dezembro de 2013, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá no mês de dezembro durante a última semana de aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A observação atenta indica ao professor fatores importantíssimos, como: adequação do assunto, tempo de execução, interesse individual e da classe, conclusão das atividades. Assim, a observação por parte do professor serve para avaliar não só o seu trabalho, mas também o de seus alunos; é um indicador para a continuidade, ou não, de sua prática pedagógica.
De maneira geral, avaliar a qualidade dos trabalhos executados é mais coerente do que atribuir valores numéricos a eles, visto que, muitas vezes, esse procedimento não é suficiente para representar a realidade dos alunos no que se refere à apreensão de conceitos e conteúdos.


REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SANTOS, V.L. B. dos. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na Educação Infantil.In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G.E. P.da S. Educação Infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
TOLSTOI, Liev N. Contos da Nova Cartilha : primeiro livro de leitura. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
ZACHARIAS, Vera Lúcia C. F. Movimentos de Alfabetização : um mundo de leitores. In: Coleção Memória da Pedagogia, n.5: Emilia Ferreiro: a construção do conhecimento. São Paulo: Segmento-Duetto, 2005, pp. 8597.
FERRARI, Márcio. Emilia Ferreiro: A estudiosa que revolucionou a alfabetização. Nova Escola, São Paulo, out. 2008


















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