segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUENCIA DIDÁTICA
Professora - Alfabetizadora:  Ângela Braga de Oliveira          
Orientadora  de Estudos: Edinalva Noronha
Município:  Indaiabira
Escola Municipal Francisco Xavier de Barros
Turma: 2º ano
Livro: Camilão, o Comilão
Tempo estimado: 10 dias

Disciplinas/Conteúdos:
Português:
Gêneros: Lista; Convite; legenda, Receita, pesquisa
Produção de texto
Leitura e interpretação

Ciências: Animais; Alimentação;

Matemática:
Números e operações; adição e subtração; multiplicação com ideia da adição; contagem;, números ascendentes e descendentes classificação e seriação; dúzia; sucessor e antecessor; grandezas e mediadas: medidas de massa; antes e depois; estatística: gráficos e tabelas;

Valores: Cidadania, Solidariedade, Amizade;

Direitos: Leitura: D2, D7, Produção de Textos Escritos: D2, Números e Operações: D1, D4, D5, D12, d13, D14, Grandezas e Medidas: D24, D27, Tratamento da Informação: D35, D38, D40.

Material necessário: Livro de história, convite, livro didático, folha chamex, cola, lápis preto e de cor.

Objetivos:
v  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
v  Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor.
v  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
v  Apreender assuntos e temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou com autonomia.
v  Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
v  Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
v  Reconhecer os animais e suas características.
v  Associar os alimentos e sua origem: vegetal, animal ou mineral.
v  Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções.
v  Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade contar.
v  Identificar posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
v  Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
v  Reconhecer termos como dúzia e meia dúzia associando-os às suas respectivas quantidades.
v  Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades.
v  Resolver e elaborar problemas de multiplicação em linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de manipulação), envolvendo as ideias de adição.
v  Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida com: balança.
v  Identificar ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois.
v  Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
v  Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.

Problemática: Quem é Camilão?  

Estratégias:
1º Etapa: Apresentar o livro, explorar a capa, título, autor, imagens; Levantamento de hipóteses;
Levantar a problemática: Quem vocês acham quem é Camilão, o que ele faz? (ao longo da leitura do livro fazer sempre as indagações.
Contar a história; Confirmar as hipóteses;
Interpretação oral e escrita.

2º Etapa:
Responder a problemática: Mas afinal quem é Camilão? Temos a mesma impressão de Camilão no final da história do que no inicio? Por que o que mudou?
Destacar a importância da amizade, solidariedade e cidadania.
Solicitar que produzam legendas sobre quem é Camilão

3º Etapa:
Listar os alimentos que Camilo foi ganhando e as respectivas quantidades
Destacar a importância da alimentação saudável
Representar por meio de quantidades os alimentos apresentados
Situações problemas relacionada a lista;
Quantos alimentos Camilo ganhou ao total?
Se juntarmos a melancia e os ovos quantos alimentos ficaram?
JOGO: Jogo das operações
4º Etapa:
Analisar quais foram as grandezas que foram utilizadas para
Expressar a quantidade dos alimentos
Explorar com os alunos como podemos medir os alimentos
Levar uma receita com os alimentos de Camilo, analisar com os alunos as medidas padronizadas e não padronizadas
Coletivamente propor aos alunos fazer a receita, deixando-os a medir;
JOGO: Batalha das grandezas

5º Etapa:
Listar os animais que aparecem na história e na ordem que aparece
Realizar uma pesquisa com o animal preferido da turma.
Após a pesquisa tabular os dados e montar o gráfico (pizza);
Montar a ficha técnica do animal escolhido;
Elaborar situações problemas com os dados do gráfico e da votação;
JOGO: Na direção certa

6º Etapa: 
Analisar a atitude de Camilão no final de convidar os amigos para dividir
Qual o recurso que ele utilizou para convidar os alunos. Explorar o convite.
Fazer um convite coletivo para fazer uma campanha de alimentos na escola, objetivando montar uma sexta básica que será sorteada para a turma.
Realizar contagem, situações problemas a partir dos alimentos recebidos
JOGO: dominó da adição

Produto final: Campanha para recolher alimentos, montar sexta básica para doar



Nenhum comentário:

Postar um comentário