PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUENCIA
DIDÁTICA
Professora -
Alfabetizadora: Ângela Braga de
Oliveira
Orientadora de Estudos: Edinalva Noronha
Município: Indaiabira
Escola Municipal
Francisco Xavier de Barros
Turma: 2º ano
Livro: Camilão, o Comilão
Tempo estimado: 10
dias
Disciplinas/Conteúdos:
Português:
Gêneros: Lista; Convite; legenda, Receita, pesquisa
Produção de texto
Leitura e interpretação
Ciências: Animais; Alimentação;
Matemática:
Números e operações; adição e subtração; multiplicação com
ideia da adição; contagem;, números ascendentes e descendentes classificação e
seriação; dúzia; sucessor e antecessor; grandezas e mediadas: medidas de massa;
antes e depois; estatística: gráficos e tabelas;
Valores: Cidadania, Solidariedade, Amizade;
Direitos: Leitura:
D2, D7, Produção de Textos Escritos: D2, Números e Operações: D1, D4, D5, D12,
d13, D14, Grandezas e Medidas: D24, D27, Tratamento da Informação: D35, D38,
D40.
Material necessário: Livro
de história, convite, livro didático, folha chamex, cola, lápis preto e de cor.
Objetivos:
v Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com
diferentes propósitos.
v
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo
professor.
v
Localizar informações explícitas em textos de
diferentes gêneros.
v
Apreender assuntos e temas tratados em textos de
diferentes gêneros, lidos pelo professor ou com autonomia.
v
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a
diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
v
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de
produção.
v
Reconhecer
os animais e suas características.
v
Associar
os alimentos e sua origem: vegetal, animal ou mineral.
v
Identificar números nos diferentes contextos em que
se encontram, em suas diferentes funções.
v
Utilizar diferentes estratégias para quantificar e
comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade contar.
v
Identificar posição de um objeto ou número numa
série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
v
Contar em escalas ascendentes e descendentes de um
em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer
número dado.
v
Reconhecer termos como dúzia e meia dúzia associando-os
às suas respectivas quantidades.
v
Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo
os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar
quantidades, comparar e completar quantidades.
v
Resolver e elaborar problemas de multiplicação em
linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de manipulação),
envolvendo as ideias de adição.
v
Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de
estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida com: balança.
v
Identificar ordem de eventos em programações
diárias, usando palavras como: antes, depois.
v
Interpretar e elaborar listas, tabelas simples,
tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida,
identificando diferentes categorias.
v Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.
Problemática:
Quem é Camilão?
Estratégias:
1º Etapa: Apresentar o livro, explorar a capa, título,
autor, imagens; Levantamento de hipóteses;
Levantar a problemática: Quem vocês acham quem é Camilão, o
que ele faz? (ao longo da leitura do livro fazer sempre as indagações.
Contar a história; Confirmar as hipóteses;
Interpretação oral e escrita.
2º Etapa:
Responder a problemática: Mas afinal quem é Camilão? Temos a
mesma impressão de Camilão no final da história do que no inicio? Por que o que
mudou?
Destacar a importância da amizade, solidariedade e
cidadania.
Solicitar que produzam legendas sobre quem é Camilão
3º Etapa:
Listar os alimentos que Camilo foi ganhando e as respectivas
quantidades
Destacar a importância da alimentação saudável
Representar por meio de quantidades os alimentos
apresentados
Situações problemas relacionada a lista;
Quantos alimentos Camilo ganhou ao total?
Se juntarmos a melancia e os ovos quantos alimentos ficaram?
JOGO: Jogo das operações
4º Etapa:
Analisar quais foram as grandezas que foram utilizadas para
Expressar a quantidade dos alimentos
Explorar com os alunos como podemos medir os alimentos
Levar uma receita com os alimentos de Camilo, analisar com
os alunos as medidas padronizadas e não padronizadas
Coletivamente propor aos alunos fazer a receita, deixando-os
a medir;
JOGO: Batalha das grandezas
5º Etapa:
Listar os animais que aparecem na história e na ordem que
aparece
Realizar uma pesquisa com o animal preferido da turma.
Após a pesquisa tabular os dados e montar o gráfico (pizza);
Montar a ficha técnica do animal escolhido;
Elaborar situações problemas com os dados do gráfico e da
votação;
JOGO: Na direção certa
6º Etapa:
Analisar a atitude de Camilão no final de convidar os amigos
para dividir
Qual o recurso que ele utilizou para
convidar os alunos. Explorar o convite.
Fazer um convite coletivo para fazer uma
campanha de alimentos na escola, objetivando montar uma sexta básica que será
sorteada para a turma.
Realizar contagem, situações problemas a
partir dos alimentos recebidos
JOGO: dominó da adição
Produto final: Campanha para recolher alimentos, montar
sexta básica para doar
Nenhum comentário:
Postar um comentário